terça-feira, 30 de junho de 2009

STRIPS III




Continuo com a colocação dos strips. Para melhor colagem aplico adesivo nas ripas, nas faces côncava e convexa utilizando rolinho de pintura, e depois acrescento a massa de colagem para preencher os espaços com espátula de plástico. Este procedimento me foi passado pelo Marcos Delamare, do estaleiro Estrutural de Cabo Frio, um dos melhores construtores dos modelos de barcos do Cabinho e grande velejador.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

STRIPS II

Como o tempo é curto, vou fixando de ripa em ripa. Como uso parafusos provisórios para fixar as ripas (strips) um no outro e garantir o posicionamento, o Luis (projetista do barco), me dispensou de usar as cavilhas. Continuo usando-as nas ligações strips x roda de proa, que é uma ligação definitiva (uso duas por strip)








Pensei que meu galpão fosse grande (sic!) As vezes saio esbarrando em tudo.

Como é gratificante ver o casco se formando. Parece mesmo uma baleia dentro de um aquario (galpão)

domingo, 21 de junho de 2009

STRIPS


Notar o formato côncavo convexo dos strips. Usei pregos de duas cabeças 17x27 para fixação provisória. Estou fixando somente com cavilhas de madeira sem nenhum prego de cobre. Dá mais trabalho mas o trabalho é muito melhor.

COSTADO



Comecei a construir o casco com a colocação dos primeiros strips de cedro

BALIZAS

Após concluido o picadeiro passei a montar as balizas provisórias nas posições especificadas em projeto. Notar o detalhe para fixar a roda de proa. Ficou muito seguro e prático.


PICADEIRO

Montagem do picadeiro. Notar as peças de união que utilizei. São restos da montagem de elevador residencial. A madeira do picadeiro foi o parajú (maçaranduba) bem desempenada.




BALIZAS



Balizas cortadas em meia seção prontas para serem montadas no picadeiro.

BALIZAS

Para começar a cortar as balizas provisórias, coloquei o desenho em cima do compensado (usei um plastificado de 20mm que consegui comprar como resto de obra) e perfurei com prego e martelo a cada 2 ou 3 cm.


sexta-feira, 12 de junho de 2009

RODA DE PROA



começando a capa da roda de proa.

CANA DO LEME



Cana do leme. Parece um exército de sargentos (grampos)

RODA DE PROA


Roda de proa. Deu trabalho mas ficou uma peça muito bonita. O cedro é uma madeira muito boa de se trabalhar e deixa um aroma ótimo no ambiente.

RIPAS


Transformando a madeira bruta de cedro em ripas (strips)

quinta-feira, 11 de junho de 2009

INICIO

Começo aqui a divulgar a construção do BALEIA, um Samoa 28, projeto do escritório de Roberto Barros, O Cabinho. Cabinho é uma lenda no Brasil em construção amadora, que infelizmente ainda não tive o prazer de conhecer. Tenho tido contato com Luis Gouveia, seu genro, que sempre me ajuda nas dúvidas que vão surgindo, seja na construção do BALEIA ou na outra empreitada que tenho, que é construir um dingue Andorinha, do mesmo escritório. Agradeço ao Luis todo o apoio deixando aqui meus sinceros parabéns pelo projeto do Samoa 28.