domingo, 28 de fevereiro de 2010

ASTRONALTA ATACA O BALEIA


Estava bastante preocupado com as coceiras do pó de fibra de vidro. Com esta roupa (Tyvek), óculos, protetor respiratório com filtro de particulas e luvas emborrachadas, não tive nenhuma coceira até agora. Estou usando a lixadeira com lixa #40 e como quase não tem bolhas ou imperfeições, está bastante facil deixar redondo. Espero não precisar de muita massa.
Está ficando muito bonita a barrigona branca do Baleia.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

FIBRA E MAIS FIBRA








Estou esgotado de tanto trabalhar. Começamos as 13:00 horas e acabamos 1:00 da manhã.


40 kg de epóxi para as duas camadas de tecido unidirecional de 600g/m2 e mais sei lá quanto para a manta de 300g/m2. Trabalho demais mesmo

para cinco amadores.
Ficou maravilhoso O Baleia com sua pele resistente. Os reforços deram uma aparencia de força na barrigona dele. Estou com dores no corpo todo, mas valeu a pena. Agradeço ao meu grupo que encarou com vontade.

Ângelo, Pinóquio, Jorginho, Marcelo e este alucinado que vos escreve.


FUGINDO DA CHUVA


Para fugir da chuva, que a previsão era para hoje mesmo, combinei com minha turma de começar a fibra as 13:00 horas de uma quinta feira sombria. Começamos, eu, meu cunhado Ângelo, um carpinteiro de minhas obras Pinóquio, e os dois escudeiros, Jorginho e Marcelo que trabalham no nosso laboratório de concreto. A chuva acabou caindo com força durante a fibragem da manta de 300g/m2! A luz acabou para aumentar o pavor. Foi até bom, pois com a luz apagada dava para ver onde precisava colocar mais resina. Depois até adotamos o procedimento.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SEGUNDA PELE


Com rolo de lã curta apliquei a segunda camada de resina. Depois passei uma espátula de plástico mole e ficou maravilhoso. Parece aqueles móveis envernizados que brilham de longe. Incrivel! Pena que vou lixar novamente para colocar a fibra. Dá vontade de colocar na água assim mesmo. As partes onde usei pó de serra como massa ficam mais escuras e com isso ainda mais bonitas.
Agora é me preparar para o grande dia.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PRIMEIRA PELE


O Baleia recebeu sua primeira pele de resina para selar seus poros. Ficou muito bonito brilhando seu grande barrigão.
Foram 2,5 kg de resina epóxi aplicada com rolo de lã de carneiro curta.
Agora é lixar (#60), aplicar outra demão e depois lixar novamente.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA


Para abrir a vala que fica no alto do costado e permitir que a fibra do convés vire e se "esconda" nele, resolvi utilizar uma tupia manual, que calibrei com 2mm de profundidade. Dá um trabalhão, mas fica perfeito após uma lixada. Com uma régua de gabarito vou desenhando a madeira e "comendo" o cedro.
Falta pouco para a fibra:)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

MASSA NOVA

Me rendi ao capitalismo selvagem! Cansei de lixar a massa de pó de lixa que é mais dura que cunhado em dia de feira. O único motivo para alguém usar esta massa é chamar a sogra para lixar! Com um punhado de micro esfera de vidro e uma pitada de aerosil na resina epóxi, e tudo fica mais facil de lixar. A qualidade então nem se compara, pois a massa é fina e dá um ótimo acabamento. Tentei a fórmula sugerida pelo mago dos barcos Sir Jorge Nasseh, em "Manual de Construção de Barcos", mas sobrou farinha, como diria um bom padeiro. Fiz uma massa by Bira que ficou ótima. Acho que depende da resina epóxi que estiver utilizando e ou talvez da temperatura, que em Macaé e dentro do galpão, beira a sucursal do inferno.


















By Jorge Nasseh:
126g de micro esfera de vidro + 11g de Aerosil + 321g de resina Epóxi

By Bira:
126g de micro esfera de vidro + 11g de Aerosil + 400g de resina Epóxi

A minha deve ficar mais pesada, mas não teve jeito, pois sobrava pó!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

RESTO DE RESINA

Esta é a cana do leme na segunda demão de resina. Vou aproveitando os restos de resina epóxi para adiantar algumas peças.
Uma bolina de Laser que recuperei. Notar na frente dela as partes escuras. Fiz cinco furos na bolina e colei pedaços de cedro em forma de cavilhas de uma lado e prismas do outro. Enchi tudo com massa de pó de serra. Lixei (#50, #80, #200 e #500). Agora dei a segunda demão. Ficou bonita. Vou lixar com #200 e #500 e colocar na água na próxima regata.
Ao fundo o Baleia sendo emassado. Um exagero de massa, mas a lixa tira tudo e arredonda.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

MASSA E LIXA

Na falta de prática, acabo colocando mais massa que o necessário. Ai, só a lixa para acertar novamente.
Massa dura de lixar esta de pó de lixa! Nesta foto é possivel ver que a capa da roda de proa está afagada com os strips :)
Na parte superior dela, pode-se ver um pouco mais de massa que eu coloquei para dar um shape melhor e ajudar na afagagem strips x capa.