sábado, 31 de julho de 2010

SEGUNDA CAMADA DE FIBRA


Ontem laminamos a segunda camada de fibra de vidro interna. Deu um trabalhão para laminar em cima da camada de vidro já aplicada, mas o resultado foi bom.
Utilizei novamente tecido unidirecional de 600 g/m2 no casco, que com a compra que eu fiz, não sobrou nem 10 cm para remédio. Para o reforço utilizei tecido biaxial 500 g/m2 (5 camadas = 2,5 kg/m2). Nas 3 primeiras camadas fiz os recortes conforme projeto, mas nas duas últimas achei melhor aplicar um retângulo. A proa fica cheia de camadas de vidro, interna e externamente, conferindo ao Baleia um focinho de furar encouraçado.
O "Caprichoso" utilizou este tecido biaxial para o casco todo. Agora eu entendo como eles foram tão rápidos e com acabamento excelente após fibrado. É muito, mas muito mais fácil laminar este tecido, e não precisa ficar segurando igual a um polvo para não escorregar. Como não existe uma trama entre as camadas, mas sim uma costura finissima que mantem o tecido unido, o acabamento é muito melhor. A diferença está na necessidade de overlap, que no unidirecional não necessita lateralmente. Acho que se fosse fazer novamente o Baleia, utilizaria biaxial e não unidirecional.
Uhhu ahha, o Baleia quer nadar.

domingo, 25 de julho de 2010

PRIMEIRA CAMADA DE FIBRA INTERNA


A foto esta cheia de reflexo, mas ilustra a primeira camada de Tecido Unidirecional de 600g/m2 que coloquei ontem, com excelente resultado. Novamente a equipe foi composta pelo Jorginho e Pinóquio, com reforço do Gilmar, que também trabalha no laboratório de concreto.
Hoje quando fui Pré-cortar a fibra percebi que só tinha o suficiente para meio barco, ai cancelei a fibragem da segunda camada. Não vai ser facil é achar o que falta, pois só consigo comprar de rolo fechado!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

SEÇÃO 8 - "A MARVADA"

Esta é uma foto da maravilhosa SEÇÃO 8, "a marvada". Tem corte para tudo quanto é lado e ainda une duas chapas de compensados quase inteiras. Notar as emendas "rabo de andorinha" no meio. Acabei esquecendo de fazer o furo de alivio em um dos lados, que farei depois.

Se não chover, amanhã coloco a primeira camada de fibra interna. Não devo colocar a segunda, pois acho que não tenho o necessário de fibra, devido as perdas da fibragem externa. Confesso que não fiz pré-corte novamente e as perdas serão grandes.

domingo, 18 de julho de 2010

PRONTO PARA A FIBRA



Acima, uma emenda em "asa (ou rabo) de andorinha" ou "pombo" ou outra ave qualquer, na antepara 11. Ao Lado um acerto em outra antepara, onde eu havia esquecido do convés e cortei na horizontal. Fiz um acréscimo e depois vou dar a forma adequada a seção.


Finalmente o casco está lixado, calafetado, lixado novamente e impermeabilizado com epóxi. Agora é dar uma lixadinha rápida para tirar o brilho e aplicar a fibra.







domingo, 4 de julho de 2010

VISITA DO MESTRE

O Baleia recebeu a visita do Eng. Marcos Delamare Toledo, do estaleiro Estrutural de Cabo Frio. O Marcos, além de grande velejador, é um dos melhores construtores de barcos dos projetos do escritório do Cabinho.
Ficamos muito felizes com a visita e aproveitamos para pegar várias dicas de construção, que aos poucos vamos colocando no blog para divulgar a "boa prática" náutica.

Obrigado Marcos e seja sempre bem vindo a nossa casa.