sábado, 27 de novembro de 2010

TUBO TELESCÓPICO II


O primeiro furo no casco do Baleia foi logo um rombo de 110mm de diâmetro para passagem do tubo que vai abrigar o eixo vertical do leme. Esta operação dá um pouco de receio, pois para deixar na vertical o tubo não é facil. Vamos torcer para ter ficado, senão teremos um leme cambeta. Na primeira foto o tubo de madeira envolvendo o de PVC e fibra, preechido com massa de filetar, que acabou, continuei com massa de resina e pó de lixa, que acabou e continuei com massa de colagem e serragem grossa. O epóxi é realmente maravilhoso :)

TUBO TELESCÓPICO

Fibrei o tubo para fazer o telescópico (fixador do eixo do leme). Lixei e limpei um pedaço de tubo de PVC de 100mm utilizado em instalação de esgoto e fibrei com quatro camadas de manta de 450 kg/m2. Fiz como um rocambole, de forma contínua, em cima de uma mesa protegida por plástico. A mancha vermelha era uma pintura que havia no tubo (resto de obra), que foi retirada e lixada, mas deixou uma marca.
Achava que seria um bicho de 7 cabeças fazer um tubo de fibra de vidro, o que se mostrou bem facil e o resultado final foi excelente.
Agora é partir fechar a plataforma de popa.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PLATAFORMA DE POPA


A parte que eu acho mais simpática do barco e eu estava ansioso para executar é a plataforma de popa. Cortei e fixei o plano transversal com a ajuda de uns "sargentos". Primeiro passei resina epóxi nas partes que iriam se encontrar, depois cola para preencher os espaços e finalmente filetei internamente para deixar arredondado e permitir fibrar igualmente às seções.
Já estou me imaginando neste local limpando os peixes que vou fisgar.

domingo, 21 de novembro de 2010

TANQUES DE ÁGUA

Acho que fiz bem em não fechar o convés do Baleia. O calor que fez ontem em Macaé e no galpão, teria me impedido de trabalhar dentro.
A foto mostra o inicio da fabricação dos tanques de água. Cortei as duas laterais e filetei com massa da Tubolit. Não coloquei os sarrafos internos ainda para facilitar a laminação, que receberá duas camadas de manta de 300g/m2 e mais duas de resina pura para impermeabilizar e proteger. Antes de fechar preciso colocar dois quebra ondas em cada tanque. Não está no projeto, mas pelos comentários que tenho lido e recebido, melhor colocar. Servem para quebrar o balanço do líquido.
No espaço logo à frente de cada tanque vou fabricar uma tampa com dobradiças e fazer quem sabe uma adega para os vinhos que ganharei das pessoas que visitarem o Baleia (pidão).

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FECHANDO


Com o espelho de popa fixado, fica faltando só a Seção 10. Agora posso trabalhar na plaraforma de popa e fechar a parte externa do casco. Não vi no projeto, mas segundo comentários do Luis Gouveia, é necessário fibrar esta região como foi feito na parte externa do casco, ou seja, 2x Tecido 500 + manta de 300.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SEÇÃO 9



O ajuste da Seção 9 deve ser não só de sua posição, como de nível, pois a cama será instalada de um lado e deve nivelar ainda com a Seção 10.
Agora vou fechar a Seção 11 para gabaritar o shape do barco e só depois colocarei a seção 10.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SEÇÃO 8

Seção 8 filetada no lugar. A Seção 7 já esta laminada (tapes) com as duas camadas de biaxial de 500g/m2.
Notar o cabo branco fazendo tração para encostar o casco na Seção 8. Nesta seção, não precisei acertar nada. Encaixou igual boca de bode.
Confesso que o acabamento está me deixando tenso. Paciencia não é o meu forte, mas vamos domar a fera. Se começar a ficar complicado, pego o martelo e meto logo um prego 17x27 duas cabeças que resolvo o caso da maneira que eu gosto!

Uhuu Ahaaa O BALEIA quer nadar.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SEÇÃO 7


A vantagem desta etapa da construção é que tem trabalho para tudo quanto é lado do barco. Cansei de lixar a massa da proa, passei a laminar os tapes das seções, até o braço apitar. Mudei então para apontar a Seção 7 no lugar. Agora é só chumbar para fixá-la.
Parece LEGO se encaixando no lugar. É uma fase bem gratificante, onde você pode ver seu trabalho se transformando rápido.
Se minha sogra fosse gorda até dava uma piada dela travada na porta do camarote, mas a "véia" é magra só para estragar minha piada. "Véia marvada".

terça-feira, 2 de novembro de 2010

ENTRANHAS I



Como lixar a massa do camarote de proa não estava facil, decidi chumbar algumas seções. Tomei uma decisão que espero não me arrepender depois: a de não colocar os vaus agora. Cansei de bater a cabeça nas seções 1 e 2 e com os vaus prontos para me acertar, resolvi não facilitar. Deixei duas cintas tracionando o casco para manter o gabarito. Outro grande motivo é não fazer o convés agora, pois o calor no galpão no verão de Macaé é insuportável e se o teto estiver fechado então, terei que colocar ar condicionado para trabalhar!
Para fixar as seções eu coloco uma peça bem aparelhada transversal ao casco e apoiada nele, como gabarito, fixado com pregos no último strip, prendo a seção com "sargentos" e afago onde necessário para ela ficar na posição ideal. Pequenas falhas são corrigidas facilmente com a serra tico-tico. Fixei com a massa de filetar da Tubolit após lixar o local com a lixadeira circular. Agora é só laminar os tapes, que já estão cortados.
Vendo as coisas irem se acertando no interior da cabine é realmente emocionante. O espaço interno é excelente.
Nasce as entranhas do Baleia.