domingo, 13 de março de 2011

TAMPO DA PIA

Apontando a cuba no lugar. Parece realmente granito depois de cortado. Um detalhe deve ser observado em cortar o compensado antes (buraco da pia) de aplicar a fórmica. Depois de colado o risco de lascar é enorme. Tive sorte e saiu só uma lasquinha.

quarta-feira, 9 de março de 2011

DETALHE DA INSPEÇÃO


Estas são as tampas "móveis" (mas nem tanto) dos tanques de água doce. Serão fibradas com duas camadas de manta 300 g/m2 e coladas com Sikaflex no local. Os rebaixos são para apoiar as janelas de inspeção e não deixar aparecendo no banco do sofá, o que poderia quebrá-las. Notar os ângulos nas laterais dos retângulos, para não dar bolha na fibra.
Este detalhe copiei em parte do Sirius.
Esta é uma grande vantagem destes blogs de construção amadora, pois cada uma vai contribuindo com alguma coisa.

sábado, 5 de março de 2011

FÓRMICA II


Com meus quinze minutos de experiência em fórmica, parti para obras maiores e de maior expressão artística no mercado mundial. Colei o tampo da pia da cozinha :)
Depois vou cortar o buraco da cuba, que não lançou um foguete!

Parece que estou construindo cubos de madeira, mas vai parecer um barco quando eu terminar. Pelo menos minha esposa acha que vai, e para deixar todos que me conhece de cabelo em pé, não usei nenhum prego definitivo ainda. Parece um milagre, mas eu que sempre fui chamado de "prego e martelo" continuo no meu calvário de cortar, lixar e COLAR. Nada de pregos. Nem um maravilhoso 17x27 duas cabeças, que gosto tanto. Nem um discreto 15x15. Vamos ver até quando eu aguento. Já ameacei a familia inteira de terminar o barco da maneira que mais gosto...rápido e quase perfeito...quase.

UHHU AHHA EU TÔ DOIDO PRA PREGAR

sexta-feira, 4 de março de 2011

MITO DETONADO II


Cortei e colei a fómica na bancada do lavatório. Estava tenso pois nunca tinha trabalhado com fórmica, mas com um riscador em punho, uma régua de aço que me acompanha há muito tempo, fui cortando. No momento da cola ainda errei em alguns milímetros, e como é impossivel corrigir, cai na lixa depois para acertar as beiradas. Perfeito.
Consegui uma fórmica com "cara" de pedra clara, que vou utilizar também na pia da cozinha.
Com esta "experiência toda" adquirida em um mísero pedaço de fórmica, acho que vou pensar em utilizar em outros pontos do BALEIA.

quinta-feira, 3 de março de 2011

COZINHA

Comecei a cortar as peças do armário do fogão. Minha sogra deve estar doida de vontade de fritar uns camarões nesta área do barco.
Ao lado da fita crepe a prova do crime: um porta copo feito de restos de compensado, ainda marcado pelo copo "suado" da cerveja gelada.
Como diz meu escudeiro Jorginho, "vida apertada esta", ou ainda, "melhor comer mingau que dormir com sede".
E vamos em frente.

quarta-feira, 2 de março de 2011

APRENDIZ DE MARINHEIRO

Foto: Carol Jardim
Eu no leme do Gandaia com o Hugo Ruffo ao lado, sentado. Ao fundo a Ponte Rio x Niterói.
É um barcão o SAMOA 36. Facil de comandar e macio nas ondas e rajadas.

CAMA DA CAROL IV

Só para ver como vai ficar, cortei alguns sarrafos do teto da "cama da Carol". Dá para ficar sentado sem bater a cabeça nem nos vaus. Excelente.