domingo, 28 de agosto de 2011

PREPARANDO A LAJE III



Continuando a saga do " meu barco minha vida", estou cortando e preparando as emendas, que resolvi fazer em "asa de cambachirra" as menores e "asa de urubu" as maiores. Optei por fazer em doi tamanhos, os normais, com 10 cm de largura cada asa e 5 cm as menores, onde a largura da peça é pequena demais. Cortei e apontei a peça que será o para brisa do barco, para depois laminar seus apoios já no lugar, devido as curvaturas. Notar as asinhas à esquerda.




Acima uma visão do corredor lateral. Muito espaço para circular quando o Baleia estiver enfrentando aquelas ondas de final dos tempos descritas nos livros do Amyr Klink, na volta ao mundo.

Duas baixas: uma lixadeira circular e uma aparafusadeira.


E vamos que vamos.




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

VAUS IV

Mais alguns Vaus prontos e ajustados. Fazer um Vau significa pegar uma tábua bruta, cortar no tamanho (comprimento aproximado), passar dezenas de vezes no desengrosso, já que o meu não é profissional e só come de pouquinho, copiar do projeto para a madeira, cortar, lixar e fazer as borboletas. Simples, não? Vai ai umas duas horas por Vau, se não errar, como eu errei, pois não verifiquei dereito o projeto e cortei com 7cm, todos que eram com 5cm. Madeira e tempo perdidos.



Quando cortei os vaus errados, diminuindo de 7cm para 5cm, sobraram umas varetas curvas, que só de brincadeira, pois o projeto não é assim, ajustei no teto, como um para-brisa. Não é que ficou bem simpático com este desenho? Quem sabe.




Vamos em frente.





quarta-feira, 17 de agosto de 2011

REFORÇOS

E como tem pecinhas para cortar e ajustar. Dá vontade de sair colando tudo, mas sempre tem mais uma. Se colar antes, por exemplo os reforços para fixação do cunho principal, não me caberia neste espaço para ajustar as outras peças, e olha que acho que sou magrinho.


Nesta foto mostro como ficarão os armários no Camarote de Proa. Optei por três aberturas grandes, pois penso em fixar uma tela elástica para segurar as tranqueiras. A idéia é arredondar a quina inferior para proteger o quengo da carol.



Aqui os reforços, que com os do armário criaram um X de sarrafos. Para o reforço do Paiol de âncora, utilizei sarrafos de 7cm de largura por 2cm de espessura. Depois vou lixar para dar o shape adequado. Pensei em fibrar por dentro, mas não vai ser facil, pelo pouco espaço.


Obs.: Furei as seções para passagem dos tubos de respiro do tanque dágua, mas vou precisar acertar, pois encostam nos reforços de madeira maciça do deck.


Se fosse facil eu não fazia!



terça-feira, 16 de agosto de 2011

CAMAROTE DE PROA


Também conhecido como "cama da Carol" já começa a esboçar seu teto. Ela que é uma "sem teto" já pode ter seu sonho da laje realizado. O acabamento tosco das paredes pretendo melhorar um pouquinho.



Aqui o primeiro painel do deck já cortado. Não sei porque cortei logo, pois não vou colar tão cedo. Antes tenho que terminar os armários e pintar tudo por dentro, onde não vai ter cara de verniz. Nas emendas dos painéis vou ter que escolher entre sarrafo por baixo, asa de andorinha ou chanfro. Vamos ver.


Depois de uma lixada no armário que fica abaixo da cama da Carol, deixei pronto para tinta, pois se eu deixar os armários sem pintura, vou escutar da família toda que negligenciei o trabalho. Se ficar uma pontinha de fibra para machucar os dedinhos então, serei confinado a pão e água.




Tem dias que fico trabalhando no barco e não vejo progresso e outros dias que parece que produzi muito. Estou nesta fase.




segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PREPARANDO A LAJE II

Detalhe do sarrafo chanfrado. Achei que seria mais dificil executar esta peça. Usei uma desempenadeira manual que grita mais que criança quando perde a chupeta. A cunha usada foi para prender a peça, pois o exército de sargentos estava ocupado prendendo o trincaniz de Bombordo.





Aqui a laje da cama da Carol sendo preparada. encaixes simples e cola resolveram o problema. Na falta de sargentos, usei fita crepe que é facil de tirar depois.






Pensei em comprar uns dois patos para cozinhar em comemoração aos avanços do Baleia. O Baleia cresce e o pato paga o ...ops!





domingo, 14 de agosto de 2011

TRINCANIZ II

Estava ansioso para começar a colar as peças já cortadas e ajustadas. Comecei pelo Tricaniz de Bombordo, com um exército de sargentos para prender ao costado. Mais uma etapa para poder "bater a laje".
Observar que o Baleia foi devidamente varrido e limpo, saindo de dentro de sua barriga uns dois caminhões de entulho.


Aqui uma foto da serra de fita, de um protetor respiratório que não protege nada e um lapiz. Ao fundo o Trincaniz já colado. Acho que é tudo que vemos (ops!).






Se for colar não beba, se for beber me convide.










segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VAUS III

Vista da bagunça que está o interior do Baleia. Tem retalho de madeira pelo chão todo. Uma mini serra de fita e outra lixadeira de bancada complementam o quadro de tropeços a todo minuto. Até dezembro eu dou uma faxina em tudo.


Este é um trabalho de paciencia, técnica e desperdicio, pois qualquer descuido, perde-se a peça toda. Estou deixando para cortar depois os buracos nos vaus de passagem dos sarrafos, mas como no lugar ficará dificil, estou deixando eles soltos, apenas ajustados com "sargentos". Assim posso tirar todos quando precisar, sem ficar batendo a cabeça o tempo todo. Demora mais, mas o quengo já desprovido de elementos capilares longos agradece.
Fiz também os sarrafos do teto da "cama da Carol". Logo poderei começar a executar o sonho da casa própria, "bater a laje". Com direito a feijoada, cunhado bêbado e cajuzinho (visão do inferno em dia de terremoto - sick!).



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

VAUS II

Como não conseguia fazer a emenda "roendo" metade de cada parte do Vau, decidi colocar "borboletas" nas emendas. Parece a migração das Monarcas. Para evitar abrir o quengo quando circular pelo barco, arredondei as quinas. Vou lixar mais, pois ainda dá para machucar.




Detalhe da "borboleta". O vau será terminado após a colagem desta peça na seção, pois assim posso ajustar as alturas e a posição. Todos os erros começam a aparecer agora, se não tomarmos cuidado, corre-se o risco da parte superior virar um tobogã.




De grão em grão a porco torce o rabo.