domingo, 27 de novembro de 2011

PAIOL DE GÁS

Para aproveitar pedaços de compensado, no fundo do paiol de gás, fiz uma emenda com um apoio de sarrafo 4x2. Preciso aproveitar todos os pequenos pedaços para não faltar no final. Acho até que está gastando pouco, comparado a perda de madeira maciça. De uma peça bruta, corto sarrafos (perda da serra); passo os sarrafos no desegrosso (perda do desengrosso); corto as peças (perda das pontas). Acho que a perda gira em torno do 60% ou mais nas tábuas de 4cm e não 50% como eu achava. Nas tábuas de 7cm a perda é menor.
Vou deixar para fazer a tampa móvel, quando colar tudo, para ajustar melhor.

Este paiol de gás está bom mesmo para encher de gelo e jogar os dourados pescados na hora.

CORTANDO MAS NÃO COLANDO

A vantagem de cortar tudo e não colar é que vamos descobrindo várias etapas que não seria possivel fazer depois, ai desmonto tudo, faço, e monto novamente com parafusos provisórios.
Acima, os sarrafos de bombordo já cortados e no lugar, esperando cola.


Piso cortado e encaixado em "asa de frango". Notar o sarrafão ao lado, servindo para alinhar e gabaritar a face. Este sarrafo me acompanha desde o inicio da obra.





Aqui um detalhe das asas de frango. Notar que a parte que já estava pronta está um pouco mais assada que a outra (sick!).






sexta-feira, 25 de novembro de 2011

DA PROA Á POPA

Cansei de trabalhar lá na frente e resolvi adiantar o teto do camarote de popa, para mostrar a minha amada esposa, onde ela vai se esconder, em dia de tempestade e mar grosso (sick!). Por cima mostra uma passarela muito simpática, onde minha sogra vai servir camarões fritos na hora, enquanto eu disputo mais uma regata com o Baleia.
Ver os detalhes de projeto se fechando é muito gratificante.

"Balagundá, leguelé, liguilí, logoló, lugulú, balagunda, logó, lugú."

Esta saiu do baú para a Carol, e ela responderia: "quantas cidades faltam?"

terça-feira, 22 de novembro de 2011

TETO BOLHA

Depois da opção de fazer o teto em forma de bolha, vem a dúvida se vai ficar bom. Fiquei impressionado com a beleza dele assim.


Acho que esta mudança no projeto vai deixar o Baleia ainda mais bonito.









domingo, 20 de novembro de 2011

CORTANDO E AJUSTANDO

Cortei e ajustei a lateral da entrada do camarote de popa.

Acho que agora a porta do banheiro vai para o lugar.


Após consulta ao Cabinho, decidi fazer o teto caindo direto no convés (tipo bolha), diferente do projeto, que prevê um "parabrisa". Comecei a afagar 3 pedaços de compensado de 9mm, para dar o shape da bolha e unir os sarrafos que vém do váu direto ao convés, em uma curva que dá medo de tentar fazer, sem um copo de cerveja antes.


Quando me perguntam quanto tempo falta para ficar pronto, eu digo que estou na metade e que só faltam dois anos e meio. Será que vai dar tempo? Parece aquele comentário do Amir Klink, na volta ao mundo, quando ele chegou aos 180º: "daqui para frente eu já estou voltando" (não nestas palavras). Como a viagem está boa, porque acelerar e chegar logo?





segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DE VOLTA PARA O BALEIA II

Aqui o armário do camarote de popa. A frente a bancada da pia do banheiro esperando para ir para o lugar.



Tirei o dia para cortar um monte de detalhes dos armários, que serão em cantos retos com acabamento em cantoneira de cedro colado. Adiantei também alguns cortes nos váus para encaixe dos sarrafos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

PEIXINHO

Passei a semana mergulhando em Fernando de Noronha e olha o Mero que resolveu aparecer em um noturno que fizemos na Ilha do Meio. Quando descemos ele já estava embaixo aguardando. Mais manso que meu cachorro.
Em um momento de pura magia, ele passou ao meu lado, parou e se encostou meio que de lado em cima de mim. Lindo demais.
No mesmo mergulho ainda fomos brindados com tartaruga gigante, arraia enorme, lagostas, tubarão lixa e outros "frutos do mar".
Pelo ângulo da foto ele parece ainda maior, mas tinha pouco menos de dois metros e pesava uns 150 kg, segundo comentários dos outros mergulhadores.

Noronha é imperdivel.

A REFENO que me aguarde, pois eu estarei lá...um dia.