sexta-feira, 30 de agosto de 2013

EIXO DO LEME

Alguém se lembra que eu fixei o túnel do eixo do leme sem gabarito? Pois é, mesmo ficando só um pouquinho fora do lugar, estava me incomodando tanto, que decidi retirar e fazer novamente. Encomendei o eixo e quando chegar, vou fixar tudo corretamente.
Depois de muita porrada, ferramentas estragadas, pó de fibra no olho, meu escudeiro do laboratório de concreto e especialista em inventos aleatórios, Ataliba, trouxe uma furadeira de impacto, amolou uma broca para servir de formão, e ai a coisa ficou mais fácil (um pouco).

Muita gente tem me perguntado: "e o barco, já foi para a água?" Não ainda não, mas está quase.

domingo, 18 de agosto de 2013

AGORA É SÓ PINTAR


Finalmente terminei o shape do molde da quilha. Agora é só pintar e enviar para a fundição.

 
Note como o lado de boreste (primeira foto) levou mais massa que o de bombordo (segunda foto). Foi o que eu comentei antes, o primeiro lado a ser feito é sempre mais complicado.

Agora, é partir para a pintura.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

MAIS MASSA

 Não, não é a mesma foto. Depois de fibrar tudo, lixar até perder o brilho, apliquei uma camada fina de massa, só para cobrir os detalhes do tecido de fibra.

No bulbo havia alguns pequenos detalhes a esconder com a massa. Pena que a massa acabou, pois ainda falta o outro lado.

sábado, 10 de agosto de 2013

MOLDE FIBRADO

 Depois de muita lixa, fibrei com tecido (200g/m2) o molde da quilha. Ficou com um shape muito bom.

A sapata que forma o bulbo parecia que ia ficar enorme, mas tem um desenho bem acabado, que diminui a impressão.

O umbigo do Baleia começa a se formar.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

COMPARE AS FOTOS

Compare esta foto, depois de lixada e já aplicada a segunda camada de massa, com a do dia anterior, só com a primeira camada de massa. Perceba quanto de massa vai para o lixo, ficando só o que é necessário para preencher as frestas. Acho que de 1kg, sobrou uns 20% na peça. Claro que vai da competência (ou falta dela) de cada um.
Todas as vezes que vou dar forma a uma peça e tem o outro lado para fazer igual, o segundo fica muito mais fácil. Sempre. Com duas demãos de massa, sendo que a segunda praticamente foi no bulbo (foto acima) já dará um bom resultado.

Agora é lixar e partir para a fibra de vidro. Mais massa e mais lixa.

Quem estiver ai pensando em construir um barco e acha que vai ser fácil, compra um pronto. Pena que perderá as emoções da construção.

UHUU AHAA A QUILHA QUER MERGULHAR.

domingo, 4 de agosto de 2013

O OUTRO LADO

Depois de três demãos de massa de um lado, com lixadas intermináveis entre uma e outra, virei o trambolho sozinho. Lixei a madeira e a espuma mais uma vez (uma hora na verdade) e passei a primeira camada de massa de aparelhar Tubolit (um kg ).

Acho que está ficando um bom trabalho de modelagem. Já fico pensando no peso dele em ferro fundido (mais de uma tonelada).

sábado, 3 de agosto de 2013

MASSA NA FORMA

 Desbastei a espuma com um estilete, para depois lixar e dar o "shape" adequado.

Depois apliquei massa de aparelhar da TUBOLIT em um dos lados. Só falta o outro.

Vamos em frente que "o tempo não para, não para não".